Combate ao tráfico de drogas

PF deflagra operação para combater tráfico de drogas em AL e mais três estados

Intitulada Njörd, a operação tem como intuito desarticular e prender responsáveis por transportar drogas para Alagoas.

29/07/2020 por Redação

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada em Alagoas e mais três estados na madrugada desta terça-feira (28) para cumprir 29 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão para desarticular uma facção criminosa de âmbito nacional que remetia drogas para Alagoas.

Em Alagoas são cumpridos pela PF e pela Polícia Militar 28 mandados de prisão contra traficantes de drogas em Maceió, principalmente no bairro da Pescaria, local que deu o nome à operação intitulada “Njörd”, que na mitologia nórdica era o deus da fertilidade e protetor dos pescadores.

Foram cumpridos 11 mandados em Maceió, 7 em São Paulo (SP), 1 em Almirante Tamandaré (PR), 1 em Itabirito (MG) e 2 em Dourados (MS). Foram realizados também bloqueios judiciais em quatro contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para receber o dinheiro do tráfico de drogas.

A operação Njörd foi deflagrada simultaneamente com a operação Flashback II, conduzida pelas Forças de Segurança do Estado e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Alagoas, com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de Ministérios Públicos de vários Estados com o objetivo de dar cumprimento a 212 mandados de prisão e de busca e apreensão em 71 cidades de 10 estados diferentes contra integrantes da mesma organização criminosa em todos esses Estados.


Ao todo, foram três meses de investigação. Nesse meio tempo, houve quatro prisões em flagrante delito de cinco dos investigados por tráfico de drogas, duas em Alagoas e duas no estado de Mato Grosso do Sul, onde foram apreendidas quase meia tonelada de droga.

Nesse tempo, os policiais federais também conseguiram colher indícios de autoria de 4 homicídios praticados pelos investigados, sendo 2 em Maceió e 2 no interior do Estado. Também com base na investigação, foram geradas informações compartilhadas entre as áreas de inteligência que impediram um grande assalto em Sergipe e prendeu em Alagoas um investigado com uma submetralhadora.

Durante a investigação foram identificados os integrantes da organização criminosa responsáveis pela aquisição e transporte da droga até o Estado de Alagoas, e os traficantes responsáveis pelo recebimento e distribuição da droga nas “lojas”, termo utilizado para identificar as bocas de fumo. Assim, são cumpridos mandados de prisão de integrantes em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Os presos são encaminhados para a sede da Polícia Federal em Maceió, onde serão ouvidos e encaminhados para o sistema prisional e ficarão a disposição da Justiça.

A operação acontece juntamente com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e com as áreas de inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e da PM-AL.

 


Fonte: g1.globo.com

Tags: pf deflagra operação para combater tráfico de drogas em al e mais três estados

Galeria de fotos